VEREADORES DE CONTAGEM APROVAM LEI QUE TERCEIRIZA SERVIÇO PUBLICO
(16 de outubro de 2013)
O dia 15 de outubro, dia do trabalhador da educação foi marcado por mais um episódio lamentável na cidade de Contagem. Neste dia foi em votação em segundo turno na câmara municipal o PLC 014/13 que em seu artigo 14, extingue o cargo de auxiliares de serviços escolares. Ou seja, a partir de hoje essa atividade será de responsabilidade de uma empresa terceirizada. Não haverá mais concurso publico para o área e uma empresa terá o pleno direito de obter lucro vendendo o trabalho de outro.
O vergonhoso projeto, com caráter totalmente mercantil foi enviado pelo próprio prefeito Carlin Moura do PCdoB (que traduzido corretamente a legenda PARTIDO CAPITALISTA DO BRASIL) não encontrou nenhuma resistência para sua aprovação. Apenas um voto contrário, contraditoriamente de um vereador do DEM.
Coisas estranhas acontecem em nossa cidade. Não é de hoje que a câmara aprova todos os projetos enviados pela prefeitura sem nenhuma vontade política para fazer um debate contra absurdos propostos. Não a nenhuma oposição. A aprovação do PLC 014/13 deixou isso bem claro, nenhum vereador teve o caráter de fazer seu papel, de tomar a voz e desmascarar o projeto enviado pelo prefeito ou no minimo gerar um debate sobre o fato.
A politica que vem sendo aplicada pelo PCdoB em Contagem é extremamente reacionária, oportunista e privatizante. Enviando projetos no modelo do chamado pacotão, a prefeitura consegue supostamente dar um beneficio para parte da categoria e tirar em questões fundamentais. Dessa forma divide o povo e caminha de encontro a mais uma lógica do neoliberalismo: O individualismo. O interesse maior por trás de um projeto como este é benificiar empresários e que o trabalhador não se reconheça enquanto classe, mas sim enquanto individuo que tendo suas garantias mínimas, se da por satisfeito. Isso é aprofundado e favorecido por vivermos numa sociedade em que os problemas sociais são naturalizados.
Não sejamos inocentes, pois o PCdoB mostra que entende muito bem de política e sabe usa-la contra o povo e a favor dos empresários que financiaram suas campanhas. A cada dia que passa, quem paga a conta por esse partido ter chegado a prefeitura e das suas alianças politicas com Newton Cardoso, Ademir Lucas e tantos outros, apoios até de Márcio Lacerda e Anastasia , somos nós.
O dia 15 de outubro com certeza ficará marcado na história das senhoras que estiveram presentes no ato dizendo não a terceirização e foram completamente ignoradas. Basta olhar para aquelas mulheres para ver o nítido sofrimento acumulado durante toda uma vida, esta marcado na pele, no corpo que se por um lado transpira vontade de continuar seguindo a luta, por outro se revela desgastado pela exploração e precarização do trabalho.
Os vereadores desrespeitaram, negaram, e violentaram vários direitos históricos conquistados com anos de luta, ao terceirizar uma função fundamental para funcionamento de uma escola. No dia dos professores, este foi o presente que o prefeito, vereadores e secretária de educação, deram para todos nós. O sucateamento da educação. O processo de terceirização atinge toda a sociedade.
Quem paga a conta dos votos a favor deste projeto, da falta de debate na camara, da falta de oposição? Nós? Então nos resta saber se esse pagamento é ainda maior do que os gastos oficiais com estes senhores ocupantes de cargos publicos.
Comentários
Postar um comentário