Desde o dia do lançamento do livro "Colorido só por fora: contos periféricos". 17 de julho de 2015, aconteceram muitas atividades entorno da obra. Os objetivos de levar o livro até as pessoas, buscar o contato humano e o rompimento das barreiras que exitem entre artista e público vem ganhando cada vez mais força.
A dificuldade de distribuição literária no país, imposta pelo controle das grandes editoras e a falta de politicas públicas que entendam a cultura como direito, acabam prejudicando, muito, a população que não consegue ter acesso a produção local, a produção brasileira em sua grande diversidade. Tamanha é a importância da educação neste processo e, é pelas escolas que o livro vem alcançado as periferias, os educadores, os novos leitores de novos escritores.
Neste momento a Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém (Vila Belém, Contagem-MG) se prepara para receber um sarau de divulgação do livro. Quatorze estudantes da escola participam de uma oficina, onde trabalho a construção de contos sobre a realidade vivenciada por eles na comunidade em que vivem. Estes estudantes participarão do sarau e a escola ficará com 100 exemplares do livro disponíveis na biblioteca.
Antes chegar na Belém, também realizei uma atividade na Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo (Vila da Paz, Contagem-MG), a primeira a ser parceira nessa iniciativa. Por lá ficaram 60 livros, que se esgotaram na biblioteca no primeiro dia. Foi realizado um sarau com a participação de artistas convidados (Marcelo Dias Costa e Chedinho) e um bate papo com os estudantes e trabalhadores da escola. Desdobramentos vieram. A escola conta com o "Cine Clube Pipoca Doce", onde ocorrem várias ações culturais, e agora, toda terça na parte da tarde, estudantes e comunidade podem participar de um curso de teatro onde desenvolveremos cenas para serem apresentadas na mostra de cultura anual da escola. A oficina já conta com mais de 30 jovens participando. Já o livro continua circulando de mão em mão sem parar na biblioteca.
Continuo buscando mais escolas parceiras para desenvolver diferentes modelos de atividades em torno do livro. A obra tem comunicado muito com os estudantes, por tratar de questões próximas da realidade da cidade e das periferias.
Deixo abaixo alguns comentários de educadores das escolas:
Professora da Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo |
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