O caminhão que faz a coleta de lixo passa em meu bairro três vezes por semana. E nele está a nova tática da "Perfeitura" de Contagem, para propagar a politica de falsas aparências: uma caixa de som foi colocada em cima do caminhão reverberando frases como "Pra ajudar você pode ter certeza, a prefeitura tem a brigada da limpeza" ou "A prefeitura faz a parte dela, faça a sua e ajude seu vizinho a fazer a dele" são repetidas pelo bairro durante uma boa parte do dia, durante três vezes por semana.
Lembro-me do romance "1984", de George Orwell, onde o grande irmão manda mensagens para a população utilizando todos os tipos de mecanismos e espaços possíveis. O que incomoda na ação da prefeitura é a sua lógica de propaganda exacerbada, a reprodução incansável da ideia e de uma politica que é puramente de falsas aparências, contrária ao que realmente é feito pela cidade. É como se com isso, não fossemos capazes de realmente ver como estão as ruas do bairro. É um grande negócio essa "Brigada da Limpeza", mas basta uma pequena volta para encontrarmos muito mato nas vias públicas, falta de lixeiras, podas drásticas (e criminosas) nas árvores e as próprias unidades públicas, como escolas e postos de saúde, sujos e sem qualquer cuidado humano.
Como diria Jorge du Peixe e companhia: "Como pode a propaganda ser a alma do negócio se esse negócio que engana não tem alma?".
Lembro-me do romance "1984", de George Orwell, onde o grande irmão manda mensagens para a população utilizando todos os tipos de mecanismos e espaços possíveis. O que incomoda na ação da prefeitura é a sua lógica de propaganda exacerbada, a reprodução incansável da ideia e de uma politica que é puramente de falsas aparências, contrária ao que realmente é feito pela cidade. É como se com isso, não fossemos capazes de realmente ver como estão as ruas do bairro. É um grande negócio essa "Brigada da Limpeza", mas basta uma pequena volta para encontrarmos muito mato nas vias públicas, falta de lixeiras, podas drásticas (e criminosas) nas árvores e as próprias unidades públicas, como escolas e postos de saúde, sujos e sem qualquer cuidado humano.
Como diria Jorge du Peixe e companhia: "Como pode a propaganda ser a alma do negócio se esse negócio que engana não tem alma?".
Comentários
Postar um comentário