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A HISTÓRIA DO TEATRO QUE NÃO ABRIU

Jessé Duarte
Agradeço a Marcelo Dias Costa, que deu titulo a este experimento textual.



Essa é uma reflexão escrita em forma de texto teatral. Um ensaio dramatúrgico de estrutura experimental, livremente inspirado na realidade cultural do Brasil e principalmente de Contagem (MG). Realidade que se configura como um problema social grave. 
Neste dia 27 de março comemoramos o Dia Mundial do Teatro, e mais uma vez, teatros e espaços culturais estão fechados, abandonados. Não é difícil ver por ai, o patrimônio público transformando-se em centros culturais de empresas ou até mesmo em igrejas. Este texto tenta refletir essa realidade de forma contraditória e pode ser utilizado como norteador para criação de cenas, onde pode ser incluindo o ponto de vista dos artistas envolvidos. Serve também como uma forma diferente de leitura de uma realidade que vem sendo justificada com abstrações e fragmentos de discursos mercadológicos para não se dizer o obvio: O estado não vê a cultura como um direito, mas sim, como uma mercadoria, um objeto de consumo e por isso não a trata como um serviço social básico para a população. Caso ao contrário, esse texto pode não servir pra nada mesmo, sobre o risco de mesmo assim, continuar refletindo a realidade atual.


INICIO: ANTES DA PEÇA COMEÇAR

Antes da peça começar, três sinais preparam o espirito do público.

Primeiro Sinal: Infiltrações nas paredes
Segundo Sinal: Infiltrações no teto e nas paredes.
Terceiro Sinal Infiltrações por todas as partes. 


Começa a história...

PRÓLOGO
- Um dia, o teatro não abriu.
- E o pipoqueiro?
- Faliu 


1° ATO: HOJE TEM ESPETÁCULO?

Cena 1 
- Teatro fechado para reformas.
Cena 2 
- Confie nas reformas!
Cena 3 
- A reforma vira promessa de campanhas eleitorais.
Cena 4 
- Novo prefeito empossado
Cena 5 
- Dois anos depois, o teatro continua fechado.


2 ° ATO: OS ARTISTAS SE REVOLTAM

Cena 1 
- Marcam uma manifestação em frente ao teatro.

DISTANCIAMENTO ÉPICO: 
- Em politica eu não me meto.
- Não é politica. É teatro.

Cena 2 
- Fazem uma manifestação performática e diferente.
Cena 3 
- É teatro, politica e causa estranhamento.

3° ATO: OS GESTORES, A MANDO DO PREFEITO SENSIBILIZADO, TENTAM JUSTIFICAR E FAZER ALGO.

Cana 1 
- Dizem que já estavam se preparando para reabrir o teatro. Pedem paciência.
Cena 2 
- Nunca tem dinheiro publico para a cultura.
Cena 3 
- Parceria Publico Privada.

DISTANCIAMENTO ÉPICO: 
Reunião entre gestores, empresários e um pastor. 

Cena 4 
- O jornal local avalia positivamente a resposta da prefeitura.
Cena 5 
- O pipoqueiro lê o jornal e se anima com a possibilidade de voltar a vender pipocas. Investe todas as economias em 1 tonelada de milho.
Cena 6 
- Vai virar igreja? Ou centro cultural empresarial para lavar dinheiro através da isenção fiscal?

DISTANCIAMENTO ÉPICO: 
- Isenção Fiscal??? 
- É. tipo que o empresário investe uma grana pra reabrir o teatro público, recebe tudo em isenção de impostos e continua usando o espaço de graça, divulgando sua marca, escolhendo o que pode ou não ser apresentado.


Cena 7:
- E o pipoqueiro?
- O pipoqueiro recebe notificação de que será proibido vender pipocas na porta do novo estabelecimento empresarial, quando este ficar pronto. Os impostos para manter a sua licença e carrinho de pipocas aumentam. O milho de pipoca vence, ele passa a comer só pipoca, até explodir. 


Cena 8:
- E o teatro? 
- Teatro?
- É, o teatro?
- Que Teatro?

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